LBR Review com Alocs - Análises do CBLOL
- Ariadne Aquino
- 4 de jul. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 13 de nov. de 2024
Publicado no site da Liberty Esports em 04 de julho de 2023
Quer saber como realmente está a Liberty no CBLOL? E como a comissão técnica enxerga os resultados recentes? É hora de acompanhar direto da fonte.
Apresentamos o LBR Review: análises em primeira mão sobre nossa performance e desenvolvimento semanal no split. A partir desta quarta semana do CBLOL 2023.2, vamos trazer nossos bastidores diretamente para vocês no blog da Liberty.
Toda terça-feira veremos análises da comissão técnica do CBLOL sobre as decisões e o desempenho da semana anterior — especialmente sob os comentários do nosso Head Coach na liga, Alocs. A iniciativa nasce da vontade de esclarecer e detalhar junto à torcida o que fazemos e no que tanto acreditamos: trabalho.
Na primeira edição do especial de análise, trataremos da 4ª semana do 2º split do CBLOL 2023, em que enfrentamos a Vivo Keyd Stars no sábado e a Pain Gaming no domingo. Saímos dos confrontos com duas derrotas, mantendo-nos na 9ª posição na tabela geral com uma pontuação de 1-7.
Liberty Esports vs. Vivo Keyd Stars

No sétimo jogo do split contra a Vivo Keyd Stars, Alocs entende que cometemos deslizes desde o draft. Com os três primeiros picks dentro do esperado, na finalização nos submetemos a disputar matchups voláteis.
“E não tenho problemas com isso; o Kiari é um ótimo jogador. Mas, neste momento, não conseguimos traduzir as matchups — que ele normalmente encara muito bem — em pressão de lane e sofremos com isso." Também não jogamos bem nas outras lanes. Tanto o mid quanto o bot sofreram pressão quando não era para sofrer.
“Dito isso, nosso maior pecado dentro do jogo foram as team fights. Conseguimos jogar com algo que trabalhamos recentemente, que é o timing e o controle de mapa no mid e late game.” Em alguns momentos, conseguimos encaixar boas situações de team fight, chegando bem para a luta, mesmo estando atrás no jogo.
“Mas não conseguimos traduzir isso em boas brigas porque falhamos na execução e nos fundamentos das team fights. Então, definitivamente, precisamos trabalhar melhor nossas lutas.”
Liberty Esports vs. Pain Gaming

Na disputa contra a Pain, caímos em um draft parecido com o do dia anterior. Mais uma vez, nos colocamos em matchups delicadas no topside e, novamente, não conseguimos traduzi-las adequadamente — um ponto a ser melhorado no futuro.
“Eu sei que o Kiari é muito capacitado e acredito que ele é um dos melhores top laners, principalmente na lane phase, do CBLOL. Eu confio 100% nele,” afirma Alocs, que vê no solo laner a capacidade total de ter mais impacto em matchups delicadas, como ele já fez durante toda a sua carreira.
“Nós erramos, no geral. Fizemos um bom invade no early game, mas depois erramos em como snowballar a vantagem obtida. Assim, fomos ficando atrás no jogo. Perdemos o primeiro dragão e o primeiro arauto, que deveriam ser nossos. Isso nos colocou em uma posição difícil, saindo do early game enfraquecidos.” Ainda assim, como no sábado, trabalhamos bem o timing, mas mal as team fights. Estávamos bem posicionados para as lutas, mas não conseguimos executá-las bem.
Mesmo com as derrotas, conseguimos enxergar avanços — e Alocs explica como tirar essas lições. “Isso, para mim, é um passo à frente, porque nas semanas anteriores não conseguimos estar bem posicionados para muitas das lutas nos jogos. A partir de agora, temos um passo sólido a ser trabalhado.”
LBR Review: Estamos evoluindo?
Sim: a evolução tem sido um desafio. “Dizer que é algo significativo não seria justo, visto que ainda não conseguimos resultados diferentes. Vou esperar até convertermos em vitórias para falar em melhora significativa. Até lá, estamos trabalhando e estou feliz com o progresso.”
“Acredito que estamos dando passos à frente e conseguimos um avanço muito importante.” Alocs se refere à capacidade mental, ao mindset para o stage e ao estado psicológico dos jogadores para o jogo. “Recentemente, conseguimos nos encaixar melhor, fazer com que as coisas funcionem melhor dentro do jogo, trazendo elementos mais produtivos dos treinos.”
Assim, com trabalho, ficará mais fácil traduzir para o stage o que conseguimos nos treinos. “Acredito que agora temos uma base sólida para dar passos largos à frente e, quem sabe, alcançar resultados mais impactantes — mais vitórias.”
Jogadores em destaque
Quanto aos nossos jogadores em destaque, Alocs observa certa variação, mas, principalmente, Kiari e Juliera têm tido jogos mais consistentes. Apesar dos pontos a melhorar no fim de semana, os bons resultados do Kiari são notáveis, tendo como exemplo seu domínio em grande parte do jogo contra a Red Canids.
“Kiari sempre foi uma força no nosso time e tem uma lane phase bem forte.”
“E o Juliera tem bons jogos. Por exemplo, quando ele jogou de Kai'Sa, conseguiu encaixar bastante dano, achar bons espaços para ultimates e realizar ótimas team fights. Então, esses dois têm sido os destaques do nosso time atualmente.”
Próximos compromissos
Nosso próximo compromisso é no sábado, dia 08/07, abrindo o dia de CBLOL às 13h contra a FURIA. No domingo, enfrentaremos a INTZ no início do 2º turno do split. Contamos com a sua torcida para fazer a diferença!
E não se enganem: nosso caminho pode ser difícil, mas jamais desistiremos. Ainda temos muito a realizar e tomaremos o tempo necessário, sempre carregando nossos pilares e trazendo a torcida para perto do que queremos realizar. Juntos, construiremos a Liberty que vislumbramos para o futuro.
E agora você já sabe: quer acompanhar o que realmente aconteceu na nossa semana? Fique de olho nas redes sociais oficiais e não perca o LBR Review, toda terça-feira. Aproveite e deixe seu comentário por lá: o que achou da iniciativa? Queremos sua opinião!
Comments